LEI Nº 1.096, DE 09 DE AGOSTO DE 2021

 

DISPÕE SOBRE O REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL.

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições, decreta:

 

TÍTULO I

DOS PRINCÍPIOS GERAIS

 

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1° Esta lei estabelece normas comuns aplicáveis aos processos administrativos no âmbito da Administração Municipal.

 

§ 1° Para os fins desta lei, consideram-se:

 

I - autoridade - o agente público dotado de poder de decisão;

 

II - processo administrativo - todo conjunto de documentos, ainda que não autuados, que exijam decisão.

 

Art. 2° A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da primazia no atendimento ao interesse público, economicidade, eficiência, legalidade, motivação, equidade, razoabilidade, duração razoável do processo, proporcionalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade.

 

Parágrafo único. O agente público administrativo observará na sua atuação, dentre outros, os seguintes princípios:

 

I - atuação conforme a lei e ao Direito;

 

II - objetividade no atendimento ao interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

 

III - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

 

IV - observância das formalidades essenciais com a adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos interessados;

 

V - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei ou decreto;

 

VI - impulsão, de ofício, do processo administrativo, pelo agente público, sem prejuízo da atuação dos interessados.

 

Art. 3° A norma administrativa deve ser interpretada e aplicada da forma que melhor garanta a realização do fim público a que se dirige.

 

Art. 4° Somente a lei poderá:

 

I - criar condicionamento aos direitos dos particulares ou impor-lhes deveres de qualquer espécie;

 

II - prever infrações ou prescrever sanções.

 

CAPÍTULO II

DOS DIREITOS DOS MUNÍCIPES

 

Art. 5° São direitos do munícipe, entre outros:

 

I - receber do agente público tratamento respeitoso;

 

II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

 

III - ser representado por mandatário, que deverá ser advogado quando a lei assim o exigir.

 

CAPÍTULO III

DOS DEVERES DOS MUNÍCIPES

 

Art. 6° São deveres do munícipe:

 

I - expor os fatos conforme a verdade, prestando as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o seu esclarecimento;

 

II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

 

III - não agir de modo temerário.

 

TÍTULO II

DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

 

Art. 7° O processo administrativo pode ser iniciado pela autoridade competente ou a pedido de interessado mediante protocolo, e será composto pelo conjunto de documentos, requerimentos, atas de reunião, pareceres e informações instrutórias necessários à decisão da autoridade administrativa.

 

Art. 8° Distinguem-se os processos em:

 

I - processos comuns;

 

II - processos especiais.

 

Art. 9° Os processos especiais são aqueles disciplinados por normas próprias distintas das aplicáveis nos processos comuns, aplicando-se-lhes subsidiariamente os demais preceitos desta lei.

 

Parágrafo único. Enquadram-se, dentre outros, na categoria de especiais, os processos referentes às seguintes matérias:

 

I - licenciamento ambiental, edilício, sanitário e urbanístico;

 

II - licitação;

 

III - disciplinar;

 

IV - administrativo-tributário;

 

V - tomada de contas

 

VI - tombamento.

 

TÍTULO III

DO PROCESSO COMUM

 

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 10 O requerimento inicial do interessado deverá conter os seguintes dados:

 

I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

 

II - identificação do interessado ou de quem o represente;

 

III - endereço, e-mail (endereço eletrônico) e telefone do requerente e local para recebimento de comunicações, inclusive manifestando sobre a possibilidade de recebimento de notificações / comunicações por rede social;

 

IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

 

V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

 

§ 1º É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

 

§ 2° Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.

 

§ 3° Uma vez protocolado o requerimento inicial o protocolo deverá o encaminhar a autoridade administrativa a que se dirige no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas devidamente autuado e numerado.

 

Art. 11 Quando os pedidos de urna pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.

 

Art. 12 Quando o requerimento for dirigido a órgão incompetente, este providenciará seu encaminhamento à unidade competente.

 

Art. 13 Os processos administrativos terão por objetivo a tomada de decisão, consubstanciada em despacho decisório, que deverá ser claro, preciso e atinente à matéria do processo.

 

§ 1° A fundarnentação e a publicidade são requisitos essenciais do despacho decisório.

 

§ 2° A fundamentação do despacho somente será dispensada quando houver referência expressa a pareceres ou informações contidos no processo.

 

CAPÍTULO II

DOS INTERESSADOS

 

Art. 14 São legitimados como interessados no processo administrativo:

 

I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem ou nele figurem;

 

II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser proferidas;

 

III - as pessoas, organizações e associações regularmente constituídas, no tocante a direitos e interesses coletivos ou difusos.

 

CAPÍTULO III

DA COMPETÊNCIA

 

Art. 15 A competência é irrenunciável e exercida pelo agente público a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

 

Parágrafo único. Não podem ser objeto de delegação:

 

I - a edição de atos de caráter normativo;

 

II - a decisão de recursos administrativos;

 

III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade;

 

IV - as atribuições recebidas por delegação, salvo autorização expressa e na forma por ela determinada;

 

V - as funções dos órgãos colegiados.

 

Art. 16 O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no Diário Oficial do Município.

 

§ 1° O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.

 

§ 2° O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

 

Art. 17 Será permitida ao Prefeito, Secretários Municipais e Subprefeitos, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão ou autoridade hierarquicamente inferior.

 

CAPÍTULO IV

DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

 

Art. 18 É impedido de atuar no processo administrativo o servidor ou autoridade que:

 

I - tenha interesse pessoal, direto ou indireto, na matéria;

 

II - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou com seu cônjuge ou companheiro;

 

III - seja cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau do requerente ou terceiro envolvido.

 

Art. 19 A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar no processo.

 

Parágrafo único. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

 

Art. 20 Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor em caso de amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

 

Parágrafo único. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.

 

CAPÍTULO V

DA FORMA, TEMPO E COMUNICAÇÃO DOS ATOS DO PROCESSO

 

Art. 21 Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

 

§ 1° Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e assinatura do interessado ou da autoridade responsável.

 

§ 2° A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo e pelo advogado constituído.

 

§ 3° O processo deverá ter suas páginas numeradas sequencialmente e rubricadas.

 

Art. 22 Os atos do processo devem ser realizados em dias úteis, no horário normal de funcionamento da unidade na qual tramitar, excetuados aqueles praticados em dias de plantão.

 

Art. 23 Inexistindo disposição específica, os atos do processo devem ser praticados no prazo de 5 (cinco) dias úteis, podendo este, mediante justificativa formalizada nos autos, ser prorrogado.

 

Art. 24 A convocação de interessados para complementação da documentação, correção de dados, esclarecimentos ou cumprimento de qualquer ato essencial ao andamento do processo, será feita por via telefônica, transmissão fac-similar ou correspondência.

 

Parágrafo único. Decorridos 10 (dez) dias da convocação sem atendimento, será feita chamada por publicação no Diário Oficial do Município, com prazo de 5 (cinco) dias para cumprimento, sob pena de indeferimento do pedido por abandono.

 

Art. 25 A comunicação dos despachos decisórios será feita ao interessado por publicação no Diário Oficial do Município caso o mesmo esteja representado por advogado.

 

Parágrafo único. No caso de processo administrativo formalizado pelo próprio jurisdicionado deverá ser formalizada a notificação do ato decisório, independentemente de sua publicação no Diário Oficial do Município, em uma das formas previstas no inc. III, art. 10 desta Lei ou, a critério da Administração, através de carta enviada pelos correios com aviso de recepção encaminhada para o endereço cadastrado no requerimento inicial ou sua alteração, tendo validade processual acaso recebida no mesmo

 

CAPÍTULO VI

DA INSTRUÇÃO

 

Art. 26 As atividades destinadas a averiguar e comprovar os elementos necessários à tomada de decisão realizam-se mediante impulso do órgão responsável pelo processo ou mediante requerimento dos interessados. ,

 

Art. 27 São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

 

Art. 28 Previamente à decisão poderá ser realizada audiência pública para debates sobre matéria de interesse coletivo, sem prejuízo da participação dos munícipes por outros meios legalmente reconhecidos.

 

Art. 29 Sempre que possível, a instrução do processo será realizada mediante reunião conjunta, com a participação dos órgãos competentes, lavrando-se a respectiva ata, a ser juntada aos autos.

 

Art. 30 Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado sem prejuízo do dever atribuído ao órgão competente para a instrução do processo.

 

Art. 31 Quando necessários à instrução do processo elementos disponíveis na própria Administração Municipal, o órgão competente proverá, de ofício, a sua obtenção.

 

Art. 32 Em caso de risco iminente à saúde ou integridade de pessoas e bens, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

 

CAPÍTULO VII

DA DECISÃO E DOS RECURSOS

 

Art. 33 Uma vez concluída a instrução do processo administrativo, a autoridade competente deverá decidir no prazo de 15 (quinze) dias corridos, permitida a prorrogação devidamente justificada.

 

§ 1° As decisões serão motivadas, com indicação dos fatos e fundamentos jurídicos.

 

§ 2° Não decidido o processo administrativo no prazo assinalado no caput deste dispositivo legal deverá a autoridade competente, sob pena de infração funcional, remetê-los a autoridade superior devidamente informado.

 

Art. 34 A desistência do requerente, mediante manifestação escrita não impede a continuidade do processo se o interesse público, devidamente justificado, o exigir.

 

Parágrafo único. No caso de pluralidade de requerentes a desistência de um não prejudicará os demais. .

 

Art. 35 O pedido formulado deverá ser declarado prejudicado quando o processo exaurir a sua finalidade ou perder o seu objeto.

 

Art. 36 Da publicação da decisão administrativa no D.O.M. caberá, no prazo de 15 (quinze) dias, um único recurso à autoridade imediatamente superior.

 

§ 1° Nenhum recurso terá efeito suspensivo, salvo nos casos expressamente previstos na legislação.

 

§ 2° A decisão proferida em grau de recurso e a decisão do Prefeito na hipótese do art. 17 encerram definitivamente a instância administrativa.

 

Art. 37 Têm legitimidade para recorrer os interessados no processo administrativo, arrolados no art. 14 desta Lei.

 

Art. 38 Quando dois ou mais pedidos se excluírem mutuamente serão obrigatoriamente apreciados em conjunto.

 

Art. 39 O recurso não será conhecido quando interposto:

 

I - fora do prazo;

 

II - por quem não seja legitimado;

 

III - após o encerramento da instância administrativa.

 

Parágrafo único. Nos casos de não conhecimento de recurso administrativo observado que a matéria for exclusivamente de direito poderá a autoridade analisá-la e apresentar decisão desde que previamente justificado e observado o interesse público.

 

Art. 40 Contam-se os prazos a partir da data da publicação do despacho no D.O.M., excluindo-se o dia do início e incluindo-se o do fim.

 

§ 1° Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente normal.

 

§ 2° Os prazos deverão ser expressos em dias e contados de forma contínua.

 

§ 3° Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

 

CAPÍTULO VIII

DA VISTA, DOS PEDIDOS DE COPIAS E DE CERTIDÕES

 

Art. 41 Os interessados têm direito à vista do processo e a obter certidões ou cópias reprográficas dos dados e documentos que o integram, ressalvados os protegidos por sigilo, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil e Lei de Acesso a Informação.

 

Art. 42 A vista será também concedida a terceiro, não figurante no processo administrativo, desde que seja declarada e justificada, por escrito, a necessidade de seu conhecimento para a defesa de interesse difuso, direito próprio ou coletivo, ou para esclarecimento de situação de interesse pessoal.

 

§ 1º Na hipótese do caput o requerimento deverá ser endereçado diretamente a autoridade administrativa onde se encontra o processo administrativo ao qual se refira.

 

§ 2° Tratando-se de representação deverá ser apresentada a respectiva procuração na forma da Lei Federal no 8.906/94 (Estatuto da Advocacia).

 

§ 3° A vista será permitida a advogado independentemente da apresentação de instrumento de procuração, exceto se a matéria estiver sujeita a sigilo, desde que comprove sua condição mediante a exibição do documento de identidade profissional.

 

§ 4° Em qualquer hipótese, a vista dar-se-á sob controle de servidor municipal na própria unidade onde se encontrar o processo administrativo, podendo o interessado tomar apontamentos ou requerer cópias dos autos na forma da legislação específica.

 

Art. 43 Somente poderá ser autorizada a retirada de autos de processo administrativo da unidade nas hipóteses e prazos fixados em lei para manifestação da parte, por advogado com poderes especiais para representá-la.

 

§ 1º Na ausência de prazo específico a retirada será autorizada pelo prazo de 5 (cinco) dias corridos, vedada a sua prorrogação.

 

§ 2° Sendo o prazo comum às partes, fica vedada a retirada.

 

§ 3° Não será permitida a retirada para atendimento de convocação expedida nos termos do art. 24 desta lei.

 

§ 4° A autoridade administrativa onde se encontrarem os autos do processo administrativo competirá autorizar a sua saída, observado o disposto no § 7° deste artigo.

 

§ 5° A entrega dos autos a advogado, desde que exibido o respectivo documento de identidade profissional, far-se-á na forma estabelecida em regulamento.

 

§ 6° Ao advogado que não devolver os autos no prazo legal fica proibida nova retirada até o encerramento do processo, bem assim de quaisquer outros enquanto não efetivada a devolução daqueles, sem prejuízo da comunicação do fato à Ordem dos Advogados do Brasil e da adoção das medidas legais cabíveis, nos casos de retenção abusiva ou injustificada.

 

§ 7° Não será permitida a retirada quando existirem no processo administrativo documentos, originais ou cópias, de difícil restauração, ou ocorrer circunstância relevante que justifique a sua permanência na unidade, reconhecida pela autoridade competente em despacho motivado.

 

Art. 44 Qualquer interessado poderá requerer cópias do processo administrativo, pago o preço público correspondente.

 

Art. 45 As certidões sobre atos, contratos e decisões, para a defesa de direitos e esclarecimentos de situações de interesse pessoal, serão expedidas sob a forma de breve relato ou inteiro teor, ou mediante cópia reprográfica, ou pelo sistema de processamento de dados ou por meio da Internet, independentemente do pagamento de taxas, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias.

 

Parágrafo único. Em nenhuma hipótese serão fornecidas informações oficiais em requerimento verbal constituindo tal fato infração grave a ser apurada em procedimento administrativo disciplinar.

 

CAPÍTULO IX

DA APLICAÇÃO DAS SANÇÕES

 

Art. 46 Nos processos que possam resultar na aplicação de sanções serão sempre assegurados o contraditório e o exercício do direito à ampla defesa, garantindo-se ao interessado a produção de provas, apresentação de alegações finais e interposição de recurso.

 

Art. 47 No procedimento sancionatório serão observadas, salvo legislação específica, as seguintes regras:

 

I - constatada a infração administrativa, autoridade competente indicará os fatos e o fundamento legal da sanção correspondente;

 

II - o infrator ou responsável será intimado para, em 15 (quinze) dias, oferecer a sua defesa e indicar as provas que pretende produzir;

 

III - caso haja requerimento para a produção de provas a autoridade apreciará a sua pertinência em despacho motivado;

 

IV - o infrator será intimado para manifestar-se em 5 (cinco) dias sobre os novos documentos juntados;

 

V - a decisão, devidamente motivada, será proferida no prazo máximo de 10 (dez) dias após o término da instrução;

 

VI - se o infrator cometer simultaneamente duas ou mais infrações ser-lhe-ão aplicadas, cumulativamente, as sanções a elas cominadas.

 

Art. 48 Quando se tratar de infrações administrativas que possam resultar na aplicação de pena de caráter pecuniário não contratual, bem como naquelas que possam acarretar risco à saúde, à segurança e à integridade física de pessoas e bens, o direito à ampla defesa será exercitado após a imposição da penalidade.

 

CAPÍTULO X

DO PROCEDIMENTO PARA ANULAÇÃO DE ATOS ADMINISTRATIVOS

 

Art. 49 A Administração, de ofício ou por provocação de pessoa interessada, anulará seus próprios atos, quando eivados de vício que os tornem ilegais, salvo se:

 

I - ultrapassado o prazo de 10 (dez) anos contados de sua produção;

 

II - da irregularidade não resultar qualquer prejuízo;

 

III - forem passíveis de convalidação.

 

Art. 50 Quando requerida por pessoa interessada, a anulação de ato administrativo observará as seguintes regras:

 

I - o requerimento deverá ser dirigido à autoridade que praticou o ato, atendidos os requisitos do art. 10 desta lei;

 

II - o pedido será juridicamente analisado pela unidade competente de cada Secretaria ou órgão equivalente, que opinará sobre a sua procedência, sugerindo, se for o caso, a adoção de providências complementares para instrução do processo, além de prestar esclarecimentos quanto aos efeitos da anulação do ato em relação a terceiros;

 

III - quando houver terceiros interessados, a autoridade determinará sua intimação, para manifestar-se a respeito no prazo de 15 (quinze) dias;

 

IV - concluída a instrução, os interessados serão intimados para apresentar suas razões finais no prazo de 5 (cinco) dias;

 

V - a autoridade proferirá, no prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, despacho final sobre o pedido, que deverá ser publicado no Diário Oficial do Município;

 

VI - da decisão caberá um único recurso, nos termos do art. 36 desta lei.

 

Art. 51 A anulação de ofício terá seu procedimento iniciado pela autoridade que praticou o ato ou por seu superior hierárquico, prosseguindo-se nos termos dos incisos II a VI do art. 50 desta lei

 

TÍTULO IV

DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 52 É desde logo admitido o uso de meio eletrônico para formação, instrução e decisão de processos administrativos, bem como para publicação de atos e comunicações, geração de documentos públicos e registro das informações e de documentos de processos encerrados, desde que assegurados:

 

I - níveis de acesso às informações;

 

II - segurança de dados e registros;

 

III - sigilo de dados pessoais;

 

IV - identificação do usuário, seja na consulta, seja na alteração de dados;

 

V - armazenamento do histórico das transações eletrônicas;

 

VI - utilização de sistema único para planejar e gerenciar os processos administrativos.

 

Parágrafo único. Para a apuração de infrações às posturas municipais, os agentes com poderes de fiscalização poderão se valer de meios eletrônicos, tais como câmeras digitais, vídeos, sistemas de posicionamento geográfico, imagens de satélites, equipamentos computadorizados e outros meios tecnológicos similares que gravem o cometimento do ato infracional.

 

Art. 53 Todos os andamentos processuais deverão ser registrados perante o protocolo geral da Prefeitura do Município possibilitando ao interessado ter acesso ao andamento.

 

Art. 54 Todo o requerimento deverá ter solução final em, no máximo, 60 (sessenta) dias, prorrogáveis desde que devidamente justificado pela autoridade administrativa.

 

Parágrafo único. Os prazos de conclusão para análise do requerimento administrativo interrompem caso dependam de impulso pelo interessado; após sua regular notificação.

 

Art. 55 O Poder Executivo municipal regulamentará esta lei no prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua publicação.

 

Art. 56 Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação revogando-se as disposições em contrário.

 

Sala Hugo de Vargas Fortes, 09 de agosto de 2021.

 

ADEMAR ANTÔNIO VIEIRA

PRESIDENTE

 

Reg. em livro próprio na data supra

 

JOÁS GOMES DE OLIVEIRA

ESCRITURÁRIO

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Barra de São Francisco.